Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - NÍVEL PRÉ SILABICO

As atividades sugeridas abaixo irão pre­parar a criança para um melhor desempe­nho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.


- Trabalho intenso com os nomes das cri­anças, destacando as letras iniciais – ativi­dades variadas com fichas, crachás e alfa­beto móvel.



- Contato com farto e variado material escrito – revistas, jornais, cartazes, livros, jo­gos, rótulos, embalagens, textos do profes­sor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.

- Observação de atos de leitura e escrita.

- Audição de leitura com e sem imagem – notícias, propagandas, histórias, cartas, bi­lhetes etc.


- Hora de leitura – livros, revistas e jor­nais à escolha da criança.

- Atividades de escrita espontânea – lis­tas, relatórios, auto-

ditado.

- Atividades para distinção de letras e numerais.


- Manipulação intensa do alfabeto móvel.


- Desenho livre, pintura, modelagem, re­corte, dobradura.


- Caixa com palavras ou nomes significa­tivos – de cada aluno ou da classe.

- Classificação de palavras ou nomes que se parecem – as que começam com a mesma le­tra, as que possuem o mesmo número de le­tras, palavras grandes e pequenas etc.


- Memorização de como se escrevem al­gumas palavras (fonte de conflito).

Jogos diversos


- bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros,

- memória de letras, nomes, desenhos;


- dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;


- baralho de nomes, figuras;


- quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;


- pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.

Jogos com cartões


- parear cartões com nomes iguais;

- parear cartões com desenhos;


- parear cartões com letras.

Jogos com o alfabeto móvel


- cobrir fichas ou crachás;

- formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;


- separar e agrupar letras iguais;


- classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.


Álbuns

- de rótulos e embalagens;

- de nomes e retratos ou auto-retrato;


- da história de vida da criança.

Jogos e brincadeiras orais


- com rimas;

- adivinhações;


- telefone sem fio;


- hora de surpresa;


- recados orais;


- jornal falado.

Outras atividades e brincadeiras


- leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.

- planejamento da rotina do dia;


- avaliação dos trabalhos do dia;


- relatório oral de experiências;


- histórias mudas;


- produção de texto oral – coletivo;


- conversa informal;


- correio;


- etiquetação de objetos;


- estudo e interpretação de gravuras;


- jogos de atenção;


- análise e síntese de palavras;


- interpretação oral de textos;


- reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;


- reconto e reescrita de histórias;


- auto ditado e escritas espontâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário