Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

AUTISMO

AS DICAS ABAIXO FORAM POSTADAS POR UMA TERAPEUTA OCUPACIONAL, ACHEI UM TRABALHO LOUVÁVEL E RESOLVI COMPARTILHAR COM MEUS VISITANTES


Dicas de Atividades de Habilidades Visuais para crianças com Autismo parte 5

.
  O processo de aprendizado buscando a compreensão, a organização e a independência. A criança trabalha num ambiente altamente estruturado que deve incluir organização física dos móveis, áreas de atividades claramente identificadas, murais de rotina e trabalhos baseados em figuras e instruções claras.

 Pareamento de formas geométricas e encaixe das peças.



 Pareamento de Cores e Sequência Visual e alinhavo das bolas coloridas.


Pareamento de Cores 


Pareamento de Números

Mosaico

TERÇA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2011

O Desenvolvimento da coordenação motora fina na Síndrome de Down


Desenvolvimento da motricidade fina refere-se ao desenvolvimento de competências, envolvendo os grupos musculares menores como a mão e os dedos. O desenvolvimento de habilidades motoras finas na criança com a Síndrome de Down geralmente segue o mesmo padrão como no desenvolvimento típico. 

Pode demorar um pouco para atingir as aquisições da motoricidade fina nas crianças com Síndrome de Down.


 Algumas das possíveis causas de atraso no desenvolvimento de habilidades motoras finas na criança com a Síndrome de Down incluem:

-  hipotonia (baixo tônus ​​muscular) 
- articulações e ligamentos frouxos 
- arco palmar (palma da mão plana)
- forma de mão (as mãos são menores e os dedos são mais curtos que o normal) 
- diminuição da capacidade cognitiva

  • Preensão do lápis, tipo de lápis indicado para criança, uma superfície de escrita inclinada ou outros equipamentos como altura da mesa e cadeira. Postura sentada para uma melhora no controle postural - consultar um terapeuta ocupacional para maiores detalhes.
  • Fortalecimento muscular: brincar com massinha, rasgar o papel, carregar objetos pesados como caixa de brinquedos, a mochila da escola ou a merendeira, abrindo e fechando frascos, puxar uma corda, empurrar uma cadeira ou mesinha, limpar o espelho ou quadro negro.
  • Tarefas a desenvolver coordenação mão-olho como pintura, desenho, colagem, quebra-cabeça,brinquedos ou atividades empilhar, encaixar, montar/desmontar .
  • Caligrafia deve progredir através de uma série graduada de passos: rastreamento → cópia escrita →, começando com os padrões, seguido de letras individuais, e depois palavras inteiras e frases completas.
  • Oferecer oportunidade para incentivar a independência tanto em se vestir/despir, comer, tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo.
  • Oferecer oportunidades diariamente para desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas através de atividades lúdicas ou jogos.
  • Se uma criança tem dificuldade  nas aquisições para a escrita, pode utilizar adaptações com letras madeira , emborrachadas ou  uso do  computador 
  • Na alimentação,deixar a  criança pegar alimentos.Por exemplo, pegar o biscoito ou pedaços de frutas, descascar a banana, abrir o pote iogurte ou pacote de biscoito. Depois treinar o uso de talheres.

DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2011

Dicas de Atividades de Habilidades Visuais para crianças com Autismo parte 4



Deslizar as bolas vermelhas até abertura, seguindo as faixas.



Passar o laço nos ganchos seguindo o caminho das setas 



Colocar os pompons dentro de cada recipiente e depois fechar com a tampa.



Puxar as gominhas coloridas entre dois pauzinhos.


Encaixe das peças de legos de acordo com a sequência visual (Exemplo: azul- vermelho e amarelo)

SEXTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO DE 2011

Dicas de Atividades de Habilidades Visuais para crianças com Autismo parte 3

 Pareamento de cores e formas e Sequência Visual. (Apoio da imagem visual)
 Sequência  Visual de Cores (apoio da imagem visual)
 Pareamento de Cores (Potinhos e Objetos coloridos)
Pareamento de Cores (Pregador de roupa com as cores e cartelas) 
 Pareamento de 2 cores primárias diferentes
 Pareamento de Gravuras de Frutas e Frutinhas
 Pareamento de Gravuras de animais e os animais.
Sequência dos números. Os números com a associação de quantidades.

Dicas de Atividades de Habilidades Visuais para crianças com Autismo parte 2

 Pareamento de cores diferentes.
 Pareamento de formas e figuras diferentes.
Pareamento de tamanhos diferentes.
 Pareamento de letras 
Pareamento e Sequência de cores.

QUARTA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2011

Dicas de Atividades de Habilidades de Motricidade Fina para crianças com Autismo parte 2

Alinhavo nos botões de formas diferentes.Apoio da imagem visual da outra figura idêntica. Pareamento de figuras e alinhavo (trabalha coordenação motora fina).


Alinhavo 
 Apoio da imagem visual para depois.....
 ...fazer o alinhavo.
 Apoio da imagem visual através do durex vermelho e depois....
...colocar o pregador de roupa vermelho em cima do durex vermelho.