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sexta-feira, 29 de abril de 2011

SUGESTÕES PARA 1ª SEMANA DE AULA



Lembre-se da importância do registro diário da rotina do dia na lousa (Contrato pedagógico).


SEGUNDA– Dar boas vindas/ recepção
- Apresentação do professor
- Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
- Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembra-los que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
- Falando de boas maneiras, filas organizadas etc...
- Recreio, como se comportar?
- Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.

Para o 1º ANO:
- O acolhimento afetivo é fundamental.
- Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
- Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.

TERÇA 
- Um pouco de conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
- Boas maneiras, sempre!
- E os aniversariantes do mês?
- Hora da leitura
- Onde vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o meio ambiente/desenhe.
- Dar início a construção das Normas de convivência, que devera estar fixada em lugar visível da classe.

QUARTA

- Lembre-se de que os 1º dias serão decisivos para o decorrer do ano, seja firme.
- Cuidar do patrimônio escolar faz parte do meu dia a dia.
- Reforçar bem: quem faz a escola somos nós, somos responsáveis por ela.
- O que posso fazer para conservar a escola sempre bonita.
- Música do patrimônio (Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você e esperto
Todo mundo vai querer você por perto

Tome cuidado
Olhe a limpeza 
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.

QUINTA 
- Reforçar aulas anteriores.
- Retomando: Quem sou eu?/ dados pessoais – registrar/desenhar.
- Eu e minha família – montar a arvore Genealógica.
- Dinâmica da boneca:
- Cada criança recebe uma folha sulfite e a professora vai falando como deverão desenhar ex: A cabeça é um quadrado,
- a boca uma banana, 
- o nariz um garfo, 
- um olho é um coco,
- o outro um botão, 
- o pescoço uma escada, 
- a barriga um travesseiro, 
- um braço um guarda chuva, 
- o outro uma colher,
- uma perna é um objeto pesado, 
- o outro um objeto leve. Etc...
- A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o que come.
- Conversar sobre o respeito as diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.
- Como estão as normas de convivência da nossa sala?
- Escolhendo o representante da classe e seu vice,

SEXTA 
- Retomando aulas anteriores.
- Um pouco de cidadania: O outro em nossa vida. O que posso fazer para ajuda-lo?
- A escola faz parte do nosso meio ambiente?
- O que é meio ambiente?
- Como proteger o meio ambiente?
- Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o ato de cidadania praticado pelo beija-flor?

Era uma vez uma floresta encantada, onde todos os animais viviam em paz. 
Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr,fugindo de um grande incêndio. 
Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia. 
Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio. 
O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor: 
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco?Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água?Fuja enquanto é tempo! 
E o beija-flor responde: 
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu.Eu apenas estou fazendo aminha parte!Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo! 

Lembre-se sempre: 
Você faz a diferença!!! 

- Direitos e deveres do aluno.

- Hino Nacional.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - NÍVEL PRÉ SILABICO

As atividades sugeridas abaixo irão pre­parar a criança para um melhor desempe­nho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.


- Trabalho intenso com os nomes das cri­anças, destacando as letras iniciais – ativi­dades variadas com fichas, crachás e alfa­beto móvel.



- Contato com farto e variado material escrito – revistas, jornais, cartazes, livros, jo­gos, rótulos, embalagens, textos do profes­sor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.

- Observação de atos de leitura e escrita.

- Audição de leitura com e sem imagem – notícias, propagandas, histórias, cartas, bi­lhetes etc.


- Hora de leitura – livros, revistas e jor­nais à escolha da criança.

- Atividades de escrita espontânea – lis­tas, relatórios, auto-

ditado.

- Atividades para distinção de letras e numerais.


- Manipulação intensa do alfabeto móvel.


- Desenho livre, pintura, modelagem, re­corte, dobradura.


- Caixa com palavras ou nomes significa­tivos – de cada aluno ou da classe.

- Classificação de palavras ou nomes que se parecem – as que começam com a mesma le­tra, as que possuem o mesmo número de le­tras, palavras grandes e pequenas etc.


- Memorização de como se escrevem al­gumas palavras (fonte de conflito).

Jogos diversos


- bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros,

- memória de letras, nomes, desenhos;


- dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;


- baralho de nomes, figuras;


- quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;


- pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.

Jogos com cartões


- parear cartões com nomes iguais;

- parear cartões com desenhos;


- parear cartões com letras.

Jogos com o alfabeto móvel


- cobrir fichas ou crachás;

- formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;


- separar e agrupar letras iguais;


- classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.


Álbuns

- de rótulos e embalagens;

- de nomes e retratos ou auto-retrato;


- da história de vida da criança.

Jogos e brincadeiras orais


- com rimas;

- adivinhações;


- telefone sem fio;


- hora de surpresa;


- recados orais;


- jornal falado.

Outras atividades e brincadeiras


- leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.

- planejamento da rotina do dia;


- avaliação dos trabalhos do dia;


- relatório oral de experiências;


- histórias mudas;


- produção de texto oral – coletivo;


- conversa informal;


- correio;


- etiquetação de objetos;


- estudo e interpretação de gravuras;


- jogos de atenção;


- análise e síntese de palavras;


- interpretação oral de textos;


- reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;


- reconto e reescrita de histórias;


- auto ditado e escritas espontâneas.